Temperatura da água, hábitos alimentícios e reprodutivos podem ser causas do aparecimento dos peixes “gigantes” na barragem Umarí - JORNALISMO 104

terça-feira, 7 de março de 2017

Temperatura da água, hábitos alimentícios e reprodutivos podem ser causas do aparecimento dos peixes “gigantes” na barragem Umarí



A cerca de uma semana uma sequência de captura de peixes da espécie Colossoma macropomum, conhecido como Tambaqui na barragem de Umari entre Upanema e Campo Grande vem sendo destaques na mídia regional, e fazendo sucesso nas redes sociais.

O primeiro caso foi na manhã da última quarta-feira (01/03), quando pescador Antônio Batista da cidade de Triunfo Potiguar capturou um peixe com mais de 34. Na manhã seguinte na quinta-feira (02/03) os Pescadores de Campo Grande, Roberto de Zé Lúcio e Julião do Morcego, capturam um peixe da espécie tambaqui, com 35 kg e outro de 20kg. Já na madrugada de ontem, o pescador upanemense conhecido como Zé de Zé Felipe pescou na Barragem de Umari um peixe Tambaqui que pesou cerca de 40 kg.

Peixes de até 40 Kg foram pescados nos últimos dias
A reportagem da Independência FM foi em busca de uma explicação para o constante aparecimento desses peixes de tamanho acima do que é pescado comumente, o técnico em agropecuária, Zueliton da Silva Almeida, formado pela Escola Agrícola de Jundiaí, explica que a mudança climática combinada a hábitos da espécie podem ser as principais causas. “...É um peixe que tem hábitos alimentares em plantas, cereais, folhas, e pequenos peixes, é normal que eles transitem a procura de alimentos, pode se levar em consideração também a temperatura da água”. O técnico ainda lembra que como estamos no período de reprodução da espécie, isso pode influenciar no trânsito dos mesmo nos reservatórios. “Estamos no período defeso, esses também são hábitos reprodutivos” observa Zueliton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário